Notícias

Renegociação Exploração Turística da Serra da Estrela

A JSD Distrital Castelo Branco recebeu com agrado as declarações da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, dando nota da intenção de renegociar a concessão do turismo de altitude na Serra da Estrela. A JSD já defende o fim deste monopólio na exploração há dois anos, tendo-se tornado uma bandeira reiterada pelo V Congresso Distrital, que aprovou a moção “Em Defesa Do Futuro: Pelo Ambiente, Pelo Distrito”.

Com o modelo em vigor, acreditamos que os objetivos de criação de riqueza, de emprego, de beneficiação da própria marca não estão a ser cumpridos. Por esse motivo, saudamos a intenção de renegociar os termos deste contrato, desde que seja com o intuito de terminar o monopólio e aumentar a livre competitividade para o desenvolvimento do parque natural. Aguardam-se mais esclarecimentos do Governo sobre esta temática, na expectativa que desta decisão não surjam mais encargos para o Estado, que não advenha uma simples renovação do atual contrato e evitando a todo o custo passar para uma mera solução de oligopólio, que não responde às necessidades da região.

A nossa estrutura revê-se num modelo de exploração sustentável e ambientalmente consciente da Serra da Estrela, onde se fomente o turismo de natureza responsável pela mudança e dinamização desta região, inclusivamente como forma de promover a literacia ambiental e alertar para os efeitos das alterações climáticas. A Turistrela tem fundamentado a sua atuação exclusivamente a nível dos desportos de inverno e turismo hoteleiro, estando a JSD convicta que a Serra da Estrela tem muito para dar, como motor da zona centro que pode e deve ser – não apenas no inverno, mas durante todo o ano.

 

16 de março de 2020,

A Comissão Política da JSD Distrital Castelo Branco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *