Blog

Universidade de Verão’ 18

Entre os dias 3 e 9 de Setembro tivemos a oportunidade de participar naquela que é a maior e melhor escola de formação política de jovens do país. Foram 22 oradores, 8 aulas, 1 workshop, 7 jantares-conferência , 2 assembleias, 1 visita guiada a Castelo de Vide, trabalhos de grupo, projetos lei, e muito mais…Foi uma semana intensa, muito cansativa, é certo, mas uma semana que nos vai ficar para sempre na memória! Tivemos a oportunidade de fazer perguntas àquelas que são das personalidades mais emblemáticas da política portuguesa e do mundo!

Esta atividade incute nos jovens valores tais como a participação cívica ativa, o espírito critico e de debate, a tolerância política, o diálogo, a PONTUALIDADE, nas palavras do Eurodeputado e reitor da UV Carlos Coelho “10 horas não são 10 e meia!10 horas não são 10 e 25! 10 horas não são 10 e 20! Não são 10 e um quarto! Não são 10 e 10! Não são 10 e 5! 10 horas são “10 ponto zero zero”!”

Apenas quem participa consegue perceber como tudo é organizado ao minuto, como todos os participantes ficam em boas condições e conseguimos notar que todo o funcionamento do hotel está adaptado a nós, todos os alunos estão integrados em grupos, e cada grupo tem um(a) conselheiro(a) que está sempre pronto a ajudar. No nosso caso, podemos contar com todo apoio e carinho da Andreia Dias que foi muito mais do que uma conselheira, foi uma amiga!

Não poderíamos deixar de referir que nada disto seria possível se não fosse a fantástica coordenação e trabalho do reitor desta iniciativa, o Eurodeputado Carlos Coelho e da Presidente da JSD e Dep.ª Margarida Balseiro Lopes! E agora, de novo, nas palavras do Eurodeputado Carlos Coelho “por mais empenhada que seja a organização, por mais conseguido que seja o programa, por mais sofisticados que sejam os meios de apoio, nada se consegue sem a vosso esforço, sem a vossa inteligência, sem o vosso empenho…”, por isto um obrigado a todos os outros participantes sem vocês não teria sido possível ter o ambiente de entre-ajuda, partilha, união e os imensos momentos de diversão, prometemos não nos esquecermos de vocês!

No último dia podemos contar com a presença da JSD Covilhã e da JSD Distrital de Castelo Branco na sessão de encerramento e no almoço com os antigos alunos de outras edições da UV!

Ao fim de uma semana o progresso era notável, conseguíamos perceber a quantidade de “bagagem” adquirida nesta universidade de verão! Foi uma experiência muito marcante, e se pudéssemos repetiríamos vezes sem conta! Agora está na hora de aplicarmos todos os conhecimentos adquiridos para podermos fazer mais pelo nosso concelho, pelo nosso distrito e pelo nosso país.

À UV e a todos os seus envolvidos o nosso maior agradecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *