Notícias

Projeto Político “Agora, Interior!”

Acreditamos que a missão das novas gerações não passa apenas pela acção conjuntural, mas sim pelo planeamento estrutural. Pois se queremos inverter a balança demográfica negativa e reafirmar a Beira Baixa é o nosso dever pensar e agir no distrito a longo prazo.

Foi já com este sentido, que foi redigida a Moção de Estratégia Global “Interioridade Como Oportunidade” em que demos destaque à necessidade de por termo ao despovoamento e aos flagelo dos incêndios, fomentar a coesão territorial e a reorganização administrativa do território, bem como à luta pela sustentabilidade ambiental, por melhores apoios à agricultura e por um ordenamento do território e uma estratégia de proteção civil mais eficazes.

Acreditamos que é imperioso reformar o sistema político-eleitoral, não só para aproximar os eleitores dos eleitos, mas também para garantir melhores condições de governabilidade sem comprimir a proporcionalidade e limitar os mandatos dos deputados; e que se deve fomentar o associativismo jovem como pedra basilar para a cidadania ativa e a participação cívica. Queremos facilitar a mobilidade social e imprimir critérios equitativos no financiamento das instituições de ensino superior, da atribuição de bolsas de ação social, ao mesmo tempo que propomos a reorganização da rede e a proteção social para o emprego científico. Declaramo-nos acérrimos defensores da cultura e do turismo para o desenvolvimento sócio-económico da região e ainda refletimos sobre melhores cuidados de saúde em zonas de baixa densidade populacional e a regulamentação do trabalho sexual.

Comprometemo-nos, desde o primeiro dia, a não apresentar ideias avulsas. A estudar cada proposta e a analisar cuidadosamente cada medida. Agora, chegou o tempo de ouvir a sociedade civil e os seus agentes no terreno.

É neste contexto que lançamos o Projeto Político, intitulado “Agora, Interior!”.

Este projeto será dividido em três fases. Em que cada fase temática mensal ou bimensal começará com um debate sobre a matéria para lançar a discussão pública. De seguida, o roteiro político, a fim de percebermos as interações e sentirmos a cultura organizacional na primeira pessoa, junto dos agentes que compõem este ecossistema. Este roteiro basear-se-á em reuniões, visitas e recolha de contributos e informação junto das principais entidades que trabalham e vivem a temática no seu dia-a-dia, por forma a perceber quais os seus principais interesses e carências. De igual modo, os convidados do blog #AquiEntreNós  serão incentivados a debruçarem-se sobre as matérias em questão nos seus artigos de opinião. O culminar de cada período temático será a tomada de posição e apresentação das principais propostas da JSD Distrital Castelo Branco  no setor, a par da produção de documentos políticos setoriais, que se transformarão nos futuros capítulos da obra projetada, a qual será apresentada em evento público de larga escala na reta final do mandato.

É um projeto ambicioso, que articula toda a estrutura distrital com as concelhias e núcleos de estudantes sociais democratas da região. É um projeto que se carateriza pela ambição, pela coragem e pelo trabalho que envolverá na sua construção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *