Notícias

JSD DISTRITAL APROVA CANDIDATOS ÀS AUTÁRQUICAS

PARTICIPAÇÃO JOVEM EM DESTAQUE

No próximo dia 1 de outubro, todos os portugueses serão chamados a escolher o futuro dos seus concelhos. Cabe aos jovens, agentes do presente e construtores do futuro, avançarem com confiança pelo melhor das gentes da Beira Baixa, apresentando propostas de melhoramento em sede própria ou, simplesmente, votando nos candidatos que creiam ser mais competentes na prossecução das ambições das populações.

A 27 de janeiro, o órgão máximo entre congressos da JSD Distrital Castelo Branco aprovou os Princípios de Orientação Estratégica para as eleições autárquicas. Neste documento, ficou patente a pretensão em que cada estrutura local apresentasse um programa com ideias e propostas que contribuam para a melhoria e desenvolvimento das suas comunidades.

Não obstante a prática recorrente de exclusão de jovens na vida política local do PSD na maioria dos municípios da região – com a inclusão da juventude em posições não-elegíveis ou em lugares ‘suplentes’ –, alguns concelhos tornaram-se numa referência em termos de reconhecimento do mérito independentemente da faixa etária. Destes casos, destacam-se o Fundão e Vila de Rei, autarquias que tiveram cinco Vereadores eleitos com menos de 30 anos na última década e meia – entre os quais, o agora Presidente da primeira edilidade e o atual Vice-Presidente da segunda.

Nestas eleições, o destaque vai para o alargamento da aposta na juventude. Com efeito, na passada sexta-feira, e nos termos da alínea e) do artigo 3º do Regulamento dos Congressos e Conselhos Distritais da Juventude Social Democrata, a JSD Distrital de Castelo Branco aprovou, por unanimidade, os seus candidatos às eleições autárquicas de 2017. Desta forma, mais de uma centena de jovens – entre militantes da JSD e independentes – integram as listas a Câmaras, Assembleias Municipais e Assembleias de Freguesia com o apoio da Juventude Social Democrata. Mais uma vez, os jovens dizem “presente”, de forma capaz e conscienciosa, vendo todo o trabalho que tem desenvolvido ser reconhecido pelas diversas candidaturas.

Além dos mais de 70 jovens em listas a freguesias, destacam-se, em particular, 16 em listas a Câmaras Municipais (incluindo o número dois e candidato a Vice-Presidente a uma destas) e 36 às Assembleias Municipais de Belmonte, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão. Estes jovens associam-se aos que fazem parte da candidatura apoiada pelo PSD à Câmara de Penamacor, que, em virtude do seu carácter independente e por honestidade intelectual da estrutura, não foi incluída na contabilização.

A JSD Distrital Castelo Branco regozija-se com esta taxa de participação juvenil.

Ao longo das próximas duas semanas, todos os nomes serão divulgados através das nossas redes sociais!

Fica atento!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *