Blog

United Shame of America

Em 1776, quando assinaram a Declaração da Independência, os Pais Fundadores dos Estados Unidos da América estavam longe de imaginar que, 240 anos depois, seria eleito, provavelmente, o Presidente menos americano de sempre. A questão genealógica chega a ser um não-tema quando Donald Trump parece ignorar completamente os valores que fundaram a nação que agora comanda.

 

Na própria Declaração da Independência, podemos ler que “todos os homens foram criados iguais, que foram dotados pelo seu Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes se encontram a vida, a liberdade e a busca da felicidade.” Na verdade, a Revolução Americana foi grandemente influenciada pela Revolução Francesa, que nos indicava “ igualdade, fraternidade e liberdade”.

 

Foi com naturalidade que vimos singrar os E.U.A. como os polícias do Mundo, a nação poderosa que estaria sempre pronta para proteger o planeta de grandes conflitos e relembrar-nos dos seus valores humanistas.

Com o tempo, percebemos que os E.U.A. estavam por trás de grande parte dos conflitos mundiais e, há quem assegure, deram a mão a grandes ditadores como Augusto Pinochet – chileno – que, na sua mesmíssima brutalidade, lhes “saiu dos carris”. E Pinochet será apenas a ponta do iceberg.

Perfará Donald Trump a queda da máscara dos Estados Unidos da América ou estará uma das nações mais respeitadas do planeta à beira de um colapso identitário? Trump admite considerar a tortura por afogamento em interrogatórios “peanuts”; desrespeita as mulheres; já está a tratar de aumentar o muro que o separa do México e ainda pretende fechar as suas fronteiras a indivíduos cujas origens nem são as mais hostis para o povo americano!

 

Resta-nos, à semelhança de Barack Obama, confiar no “ nível de participação que se está a registar nas comunidades de todo o país”.

Afinal, estamos perante uma nova (des) ordem mundial; só não sabemos quem será o polícia desta vez!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *