Notícias

JSD ATIVA NESD IPCB PELA PRIMEIRA VEZ

15053273_1273226576054184_2018421369_o (1)

 

JSD ATIVA NÚCLEO DE ESTUDANTES SOCIAL DEMOCRATAS NO IPCB

 

Desde a eleição dos atuais órgãos distritais que a reativação de estruturas locais e estudantis da JSD se tornou uma prioridade na Beira Baixa. Entre outras organizações de nível territorial, nos primeiros meses de mandato, a JSD reativou o Núcleo de Estudantes Social Democratas (NESD) da Universidade da Beira Interior (UBI), com o claro objetivo de ter uma voz que represente os estudantes junto do partido e dos órgãos de decisão, colmatando as falhas das próprias organizações estudantis e contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida dos discentes da academia.

 

O papel dos NESD deverá ser, acima de tudo, o de apresentar propostas e apontar problemas na gestão da respetiva Instituição de Ensino Superior, aproximando as juventudes partidárias dos cidadãos e contribuir para uma nova forma de fazer política. Foi por esta razão que, depois de muito trabalho de articulação política com a comunidade civil e estudantil, nos termos do número 1 do artigo 81.º dos Estatutos da Juventude Social Democrata, o Coordenador para o Ensino Superior da JSD Distrital Castelo Branco, Mário Pereira, ativou oficialmente o órgão e nomeou uma Comissão Instaladora para a gestão do processo eleitoral do Núcleo de Estudantes Social Democratas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

 

A Comissão Instaladora do NESD IPCB será presidida por Isabel Costa, aluna do curso de Proteção Civil na Escola Superior Agrária e atual Presidente da Mesa do Plenário Concelhio da JSD Oleiros. Este organismo terá como missão criar uma estrutura jovem, dinâmica e atenta aos graves problemas que enfrentam neste momento os estudantes do Ensino Superior.

 

Do novo NESD IPCB, estrutura que nunca esteve ativa em 42 anos de democracia, espera-se um compromisso sério, não só com a centena de militantes da JSD que compõem a Instituição, mas com todos os estudantes do IPCB na defesa das matérias mais urgentes sobre o Ensino Superior no concelho e no distrito.

 

Esta é mais uma conquista da JSD, que tem pautado a sua atuação por iniciativas de proximidade à população mais jovem, estando sempre atenta às necessidades maiores desta faixa etária, e também um passo importante na procura de diálogo com os alunos do IPCB.

 

A Comissão Política Distrital, a Comissão Política Concelhia e o Coordenador Distrital para o Ensino Superior reiteram o seu total apoio a esta nova estrutura e desejam os maiores sucessos à Isabel e a todos os militantes da JSD no IPCB.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *