Blog

Viagens no meu Distrito

Quando ia a caminho de Belmonte, na terça-feira passada, dei por mim a reparar – mais uma vez – na variedade de paisagens que temos dentro do Distrito de Castelo Branco. Foi no primeiro dia da Volta ao Ensino Secundário.

Desta vez, não teremos apenas um único dia de visita a apenas um Concelho, proporcionado pela equipa Nacional da JSD. Teremos, seguramente, uma semana de visitas a jovens por todo o Distrito. Muitas vezes, as visitas realizar-se-ão ao mesmo tempo, a Norte e a Sul. Teremos duas equipas, constituídas por jovens locais, a desejar um bom regresso às aulas.

As novidades não ficam por aqui: desenvolvemos, propositadamente, um Manual da Educação, que orienta os estudantes na escolha do seu percurso e lhes apresenta dicas para melhorar o seu desempenho escolar.

E o que se leva para a vida de uma semana na estrada, além de dores no corpo e noites mal dormidas? Tudo: sorrisos, desabafos, caras viradas, boas-vindas, agradecimentos e até temos direito a ser ignorados. Se o que é mau nos pára? Não! Absolutamente não!

A cada frase, a cada sotaque, enriquecemos enquanto pessoas. Aprendemos a ouvir verdadeiramente, a anotar mentalmente e a continuar a servir com a paixão de sempre.

Esta não foi a minha primeira Volta de Regresso às Aulas; não será com certeza a última. Mesmo que os jovens do Ensino Secundário me continuem a tratar por você e me façam lembrar que a recta final na JSD já espreita.

Bem-haja a quem nos acompanha, a quem nos recebe, a quem nos incentiva e a quem nos atura no final do dia! Voltamos à carga segunda-feira!

Jota uma vez, Jota para sempre!

*Este artigo apenas vincula a opinião do seu autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *