Notícias

Reforma do Sistema Político é o tema escolhido pela JSD para debate na UBI, com Rui Rio

No passado dia 28 de junho de 2016 a JSD Distrital de Castelo Branco organizou, na UBI, a conferência sobre a Reforma do Sistema Político. A iniciativa contou com a presença do ex-Presidente da Câmara Municipal do Porto e ex-Vice-Presidente da JSD, Rui Rio, com o actual Vice-Presidente da JSD, Tiago Carrão, e foi encerrada pelo Reitor da Universidade sediada na Covilhã, António Fidalgo.

Mesmo numa terça-feira, esta sessão contou com a participação de uma centena de pessoas, entre as quais, dirigentes associativos da AAIPCB e dos Núcleos da UBI, os líderes do NESDUBI e do PSD, JSD e CDS-PP da Covilhã, os representantes das Distritais da Guarda e de Santarém da mesma jota, bem como Vereadores e Presidentes de Juntas de Freguesia.

O Presidente da JSD Distrital de Castelo Branco, Hugo Lopes, afirmou, na abertura, que “o tema da Reforma do Sistema Político não é novo. Cabe-nos aprofundá-lo, para que possamos promover um debate informado e consciente”. Sinalizou ainda uma série de alterações que não podem ficar à margem desse mesmo debate e mostrou-se contra a redução do número de deputados, que diz “contribuir apenas para diminuir, ainda mais, a representatividade do interior”.

O ex-Presidente da Câmara Municipal do Porto referiu que a Reforma do Sistema Político “é urgente numa altura em que assistimos a um afastamento crescente da participação popular na política”. Apelidou o défice e a dívida pública como “acidentes de percurso” e disse que há questões mais urgentes a resolver que muitas vezes não estão no horizonte dos políticos.

Adepto da democracia representativa, o social-democrata mostrou-se favorável à regionalização, “desde que bem-feita”, contando com cinco a sete regiões (caso duas destas sejam as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, para não monopolizarem os recursos estatais) e assegurou que a descentralização de poderes só vem melhorar o funcionamento dos serviços.

Rui Rio foi ainda além do tema central e falou sobre a reforma da justiça e da comunicação social, falando também à imprensa nacional sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, considerando que a Europa deve aprender e preparar-se para seguir um outro rumo, refletindo sobre as razões que levaram os ingleses a votarem, legitima e democraticamente, neste sentido.

O Vice-Presidente da JSD Nacional, Tiago Carrão, não poupou elogios à iniciativa. Referiu que “o bom trabalho da Distrital de Castelo Branco já não é novidade” e explicou a posição da juventude partidária relativamente à reforma em debate – enquanto eram distribuídos exemplares da Revista Quórum, lançada pela JSD Nacional na semana passada e que se consubstanciam em 70 páginas dedicadas à Reforma do Sistema Político –  que mencionou não poder passar sem “uma alteração ao sistema de financiamento dos partidos políticos, tornando-os mais transparentes”.

Também o Reitor da Universidade elogiou a iniciativa e falou sobre o estado daquela instituição de ensino superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *